terça-feira, 18 de dezembro de 2012

REATRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

EMEIEF-GOVERNADOR GONZAGA MOTA PROGRAMA EDUCAÇÃO INTEGRAL –MAIS EDUCAÇÃO RELATORIO DE ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES NOV/ DEZ/2012 Justificativa: Sabe-se que os alunos desta Unidade de Ensino necessitam de um atendimento extraclasse fortalecendo assim, as ações políticas e pedagógicas além de visar a melhoria na qualidade de ensino. O trabalho proposto nesta escola partiu da necessidade de se pensar a educação escolar como processo de construção do conhecimento. Nesta proposta, procura-se criar condições para que o aluno atue de forma critica, mediante aprendizagem significativa. Diante de determinadas situações de vulnerabilidade quanto ao contexto sócio familiar com nossos alunos,a escola foi contemplada em 2012 com mais um Programa que servirá de suporte para tirá-los ou amenizar as circunstâncias de perigos e negligências que os rodeiam. Esse suporte é o Programa Mais Educação, que tem como objetivo principal integrar ainda mais os alunos na escola proporcionando-lhes atividades voltadas a cidadania, pois “a Educação deve proporcionar ao individuo um crescimento pessoal, possibilitando que ele se integre socialmente em determinado grupo.” A escola tem como finalidade tornar esse indivíduo um membro ativo, capaz de provocar mudanças e criações culturais OBJETIVO: Qualificar monitores e coordenadores e adéquá- los quanto a rotina do programa oficinas e materiais do kit pedagógico por área de atividade . • Apresentar o programa Mais Educação • Conhecer a estrutura do programa • Apreender a diversidade do cotidiano escolar do campo, sem perder a unidade com as diretrizes gerais. • Construção de oficina utilizando os materiais de cada área do conhecimento • Elaborar roteiro diário para aplicação das atividades diagnósticas proposta bimestralmente. - CONTEÚDOS: Campos do conhecimento -letramento e matemática -Língua Oral - uso e formas -Língua Escrita – uso e formas -Análise e reflexão sobre a língua -Recursos didáticos e sua utilização Números e Operações - Espaço e Forma - Grandezas e Medidas - Tratamento da Informação - Kit Pedagógico no dia-a-dia da sala de aula Xadrez tradicional: Lenda do xadrez Jogos p/ fixar o nome posição das peças CAPOEIRA: • Coordenação Motora (Fina e Grossa) • Equilíbrio (Dinâmico e Estático) • Ritmo (Dissociação Colocação no Espaço e Tempo) • Expressividade (Expressão Corporal) e Afetividade (Sentimentos) FUTSAL: HISTORICO DO FUTSAL REGRAS HABILIDADE E COORDENAÇÃO MOTORA BENEFICIOS DO FUTSAL DESENVOLVIMENTO: O trabalho foi pautado na concepção de aprendizagem cooperativa, seguindo os princípios básicos Do programa no desenvolvimento das seguintes estratégias: Exposição Participativa, Debates, Trabalhos em Grupo e Oficinas. ENCAMINHAMENTOS: • Roteiro Anual • Projeto mensal • Oficina p/ semana (planejamento semanal) RECURSOS: – Jogo de Transparência; – Cadernos de acompanhamento; – Coleções de Pedagógica; – Aparelho de data-show/ CD – Folhas de papel pardo ou madeira; – Cartolinas; – Pincel Atômico de cores variadas; – Alfabeto móvel cursivo e script; – Família silábica; – Dicionários; – Livros de literatura infantil -Kit s Pedagógico do Programa Pontos Relevantes : -Fortalecimento do espírito da equipe. Paralelo entre a prática do professor em sala e as práticas que propomos. Oficina: ( júri simulado,leitura dramatizada,trabalhando rótulos e embalagens,leitura para grafada grifando termos desconhecidos( uso do dicionário)). Socialização de temas abordados. Ouve uma boa interação entre os monitores e direçao. O tempo proposto foi favorável e o plano de trabalho proposto foi concluído com sucesso. Procedimentos Adotados : Incentivo a prática e a busca através da pesquisa por parte dos monitores; Leitura compartilhada com o objetivo a busca do conhecimento e divulgar novas metodologias Socialização e debates Exploração de jogos e gincana interdisciplinar Criação de oficina: aprendendo na pratica Troca de experiência entre monitores através de diferentes apresentações do que acontece na escola. . . Abaixo serão discriminadas as atividades desenvolvidas nesse Programa junto aos responsáveis (monitores) do mesmo. Atividade de Letramento A monitora ERLANIA ARAUJO desenvolvem um trabalho voltado a linguagem, a leitura e interpretação de diferentes tipos de textos, produções textuais, comunicação (verbal, não-verbal e corporal) a fim de que haja momentos gratificantes como: dramatizações, qual é seu talento envolvendo letras de músicas, competições com os jogos educativos entre eles mesmos. Essas atividades objetivam-se em desenvolver a melhoria das relações interpessoais, além da valorização do desenvolvimento do Programa Educativo dentro do espaço escolar. Essa atividade contribui para a melhoria do aprendizado desses alunos. A dificuldade da leitura pelos alunos das séries iniciais, talvez seja pela falta de habito. A oficina de Letramento busca aguçar o conhecimento de mundo do aluno, pois o mundo em que vivemos requer uma leitura e interpretação adequando ao contexto de um mundo globalizado. O letramento visa dar subsídio para que nossos alunos façam uma leitura correta de nossa língua e do mundo que nos rodeia. Assim a monitora em conjunto com as professoras das turmas utilizou diferentes gêneros textuais para ensinar a leitura de forma efetiva e eficaz. Oficina de Matemática: Após conversa com as professoras da escola, elas relataram que a maior dificuldade dos alunos era as operações fundamentais. A monitora organizou atividades simulando situações cotidianas que ajudam a contextualizar os conteúdos, facilitando a tomada de consciência da utilidade da Matemática no âmbito extra escolar e levam as crianças a se interessar pela disciplina. O Programa mais Educação em nossa escola está apenas engatinhando, e o ano de 2013 será muito melhor graças a experiência que tivemos nesses dois meses, e evitaremos erros cometidos. A monitores de Letramento e matemática trabalha em conjunto com a equipe de professores para amenizar as dificuldades que vem sendo detectadas nessas disciplinas. O objetivo dessa parceria é o de melhorar o desempenho na aprendizagem dos alunos nessa área e em outras. Estamos hoje culminando as atividades desenvolvidas com os alunos com apresentações e exposição de alguns trabalhos. Observemos as fotos A atividade de CAPOEIRA O monitor AUGUSTO FEITOSA relata que a CAPOEIRA traz inúmeros benefícios dente os quais podemos citar que: aumenta a capacidade cardiorrespiratória, tonificam todos os músculos, aumento dos reflexos, desenvolve a auto-estima e o equilíbrio mental, diminui a agressividade e aumenta a capacidade de concentração. A capoeira resgata o desenvolvimento de três níveis de conhecimento: sócio-afetivo, que visa a desenvolver o individuo como pessoa, estimulando a formação de uma personalidade estável e equilibrada, cognitivo, ligado ao desenvolvimento intelectual e a operação dos processos reflexivos e motor, que trata diretamente do movimento e do seu desenvolvimento, Os alunos adoram participar das aulas de Capoeira e já fizeram várias apresentações dentro do espaço escolar A atividade de Xadrez A monitora Andreia Bento trabalhou os nomes, as cores, as posições e a movimentação de cada peça do xadrez a fim de desenvolver nos alunos suas capacidades intelectuais, concentração e raciocínio lógico, através dos jogos. A atividade de Futsal A monitora Maria de Lourdes relata que os alunos são freqüentes nessa aula, pois os mesmos não faltam e a participação é bastante satisfatória. Com o futsal a monitora trabalha algumas habilidades, como a agilidade e o equilíbrio, juntamente com aspectos afetivos e de relacionamento. A atividade proposta foi a criação de um jogo, que permite a valorização do imaginário, deixando os alunos livres para criarem. Essas atividades com bola são de extrema importância por desenvolverem a prática corporal, por auxiliarem o aprendizado dos esportes tradicionais. A monitora trabalha as regras, áreas de grande penalidade, dimensões, arco de circulo de canto, as balizas, zonas de substituições e a parte física dos alunos. Dentro do futsal os alunos aprendem a ganhar e a perder com dignidade e respeito aos colegas. Os times já participaram de campeonatos entre eles e outros alunos na escola, Em linha geral, esse Programa Mais Educação ocorre de forma satisfatória e com resultados positivos. Nossos alunos foram selecionados pelos professores através de diagnósticos feitos por eles mesmos, obedecendo aos critérios de dificuldades de aprendizagem, risco social e distorção – idade série, contemplando principalmente os alunos do 1º ao 9º Ano. Todos os objetivos previstos na elaboração deste trabalho foram atingidos com pleno êxito, dentro do período de tempo previsto de dois meses, conforme o cronograma de projeto. Por fim, aprender uma atitude significa que o aluno deve refletir sobre seu modo de ser. Espera-se que diante de situações ou acontecimentos ele possa: respeitar, apreciar, ser consciente, interessar-se, estar sensibilizado, preocupar-se, preferir, agir de acordo com uma norma etc. Regulando seu próprio comportamento. AVALIAÇÃO: Foi realizada por meio de ficha individual e port folio , ao final observei que o objetivo proposto foi atingido com sucesso. CONSIDERAÇÕES FINAIS Portanto, após a inclusão do programa na escola percebeu que os alunos inseridos no projeto, melhoraram seu desempenho escolar e o relacionamento interpessoal, desenvolvendo não apenas a aprendizagem intelectual, corporal e motora, mas principalmente social. Nadja Rocha Oliveira Diretora

+ EDUCAÇÃO

XADREZ TRADICIONAL:
CAPOEIRA:

ATIVIDADES DOMAIS EDUCAÇÃO

CAMPOS DO CONHECIMENTO:
FUTSAL: AQUECIMENTO: